UM POUCO DA HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA DE VITÓRIA DA CONQUISTA (1960)

 

(Rev. Arnou sena Lôbo - pesquisador)

 


A Igreja Presbiteriana de Vitória da Conquista completa 56 anos de organização eclesiástica. Teve o seu início através da Missão Presbiteriana Central sediada em Ponte Nova – Itacira – Bahia. A missão enviou obreiros ainda no início do Século XX para implantar o trabalho iniciando a Rua Gusmão nº 25 centro. Em 08 de abril de 1953 foi organizada a Sociedade Auxiliadora Feminina (S A F), naquela época o obreiro responsável pelo trabalho era o Rev. Jackson Macedo da Silva. No dia 3 de julho de 1955 a Congregação mudou para a Rua da Misericórdia nº 33 sob a responsabilidade do Presbitério de Itabuna. 


Em entevista com o saudoso Rev. Abimael Monteiro de Lima, ainda no início da década de 50 o Presbitério de Itabuna reativou o trabalho sendo o Ponto de Pregação e depois Congregação na residência do Sr. Noé e D.Isaura; participavam dos trabalhos D. Mitelina e seus filhos e o Sr. Robertino. A Igreja de Itabuna dava assistência através dos presbíteros e o Rev. Abimael, visitava uma vez no mês. Ele esteve em uma Reunião da Junta de Missões nacionais e conseguiu um evangelista sustentado pela Missão. O primeiro pastor após a organização da Igreja foi o Rev. Jackson Macedo e o 2º foi o Rev. Lafaiete Pereira Rocha. De 1963 a 1965 o Rev. Edésio de Oliveira Chequer assumiu o pastorado no campo.

 

Em 2016 o conselho é composto dos seguintes oficiais: Rev. Marcelo Crsipim (Presidente do Conselho); Presb. Clériston Salinas Spinola  (Vice presidente); Presb. Adail Paixão Almeida (1º Séc); Presb. Esdras Gomes Baldow (2º Sec) Presb. Rubem Baldow (Tesoureiro); Rev. Alexandre Ribeiro Lessa; Rev. Evan Gouveia de Deus; Presb.Gildo Santos; Presb. Pedro Andrade Leal; Presb. Orley Magalhães de Oliveira e Presb. Washington Luiz Novaes Prado. Pela graça e misericórdia de Deus a Igreja prossegue a sua história através da atual diretoria.